Musicalização e iniciação musical infantil

Instrumentos musicais para musicalização infantil

Alguns instrumentos musicais são excelentes para começar a desenvolver a musicalidade nas crianças, desde bem cedinho em suas vidas. A musicalização infantil pode ser mais divertida do que você pode imaginar.

Fiz várias pesquisas na internet sobre quais os melhores instrumentos musicais para crianças e cheguei a conclusão, como leigo, que instrumentos de percussão são as melhores opções para começar.

Além disso, aliar um instrumento melódico com uma forma de reproduzir sons através de uma ferramenta que lembra um instrumento percussivo para crianças é melhor ainda.

Como nosso blog quer seu amigo no quesito conteúdo sobre arte, cultura, música, filmes, teatro e tudo mais que um blog sobre cultura geral pode trazer para você, vamos contar sobre o que pesquisamos sobre o assunto na internet.

Entenda mais.

Qual o melhor instrumento musical para iniciação infantil?

O melhor instrumento musical para iniciação infantil, na minha opinião é o Xilofone.

O Xilofone emite sons se a criança tocar com ele usando uma baqueta.

É uma excelente opção de instrumento musical para musicalização infantil, porque a criança pode tocar as plaquinhas sonoras através de uma ferramenta em que não é necessário ter desenvoltura nos dedos inicialmente.

Você pode considerar essa opção com toda certeza. Também existem outras opções de instrumentos musicais para musicalização infantil que você pode considerar.

O ganzá, pandeiro, tambores, flauta, pandeirola são excelentes opções para as crianças começarem a se envolver com a música.

Ganzá para crianças

O ganzá é um instrumento de percussão, de formato variado que contém dentro de sua estrutura, um pouco de areia, ou outro elemento que ajuda na reprodução de um som característico.

Pandeiro infantil

O pandeiro infantil é ótimo para desenvolver a parte de andamento da musicalização infantil e também serve para que as crianças toquem com suas mãos e escutem um som um pouco mais abafado, da pele do pandeiro infantil e um som aberto dos pratinhos que ficam a sua volta.

Existem diversos modelos e tamanhos de pandeiros para iniciação musical infantil.

Tambores infantis

Os tambores voltados para a musicalização infantil é um dos melhores instrumentos musicais para crianças que estão começando a dar os primeiros passos na música.

Com auxílio da marcação do tempo, feita por um metrônomo é possível tocar os tambores com um grupo de crianças favorecendo a sintonia e harmonia na interação das mãos com o instrumento musical.

Flauta para crianças

A flauta é muito comum como presente de brinquedo para crianças já a muitos anos, as vezes, não levamos a sério a capacidade que a flauta tem de emitir notas e formar musiquinhas bem legais com a criançada.

A flauta é um instrumento melódico, pode ser tocada sozinha ou com acompanhamento de instrumentos de percussão e harmônicos.

É indicado para crianças com mais idade, diria que acima de 6 ou 7 anos, já dá pra fazer uma gracinha nesse instrumento com foco para musicalização infantil.

Pandeirola

A pandeirola é bem parecida com o pandeiro, mas a diferença é que a pandeirola não tem a pele.

A criança pode trabalhar a coordenação motora da mesma forma que outros instrumentos de percussão como o citado ganzá.

A iniciação musical para crianças pode ser muito divertida, barulhenta, porém harmoniosa com o passar do tempo.

Conclusão

Claro que existem outros instrumentos musicais que as crianças podem tocar. O violão e o teclado são outros instrumento um pouco mais complexos, mas excelentes para o desenvolvimento musical infantil.

A lista de melhores instrumentos musicais para crianças pode ser maior sim.

A dica é que você tenha algum conhecimento musical ou que as crianças tenham aulinhas com pessoas que saibam aplicar técnicas para a musicalização infantil.

Se você não conhece alguém que trabalhe musicalmente com crianças ou não entende de música, veja aulas gratuitas de instrumentos musicais para crianças no YouTube.